domingo, 22 de abril de 2012

Náutico e Sport iniciam decisão por vaga nas finais do Pernambucano


Apesar do retrospecto diferente na primeira fase, as duas equipes concordam que, neste domingo, nos Aflitos, começa um novo campeonato
Por Elton de Castro e Lula MoraesRecife
15 comentários
Não importa o que foi feito na primeira fase, o Campeonato Pernambucano começa agora. É com este pensamento que Náutico e Sport se enfrentam neste domingo, às 16h, nos Aflitos, para iniciar a disputa das semifinais do Estadual. Em desvantagem, por ter feito a pior campanha do G-4, o Timbu entra em campo tentando apagar a má impressão deixada nas últimas rodadas. Já o Leão entra em campo com a tranquilidade de quem joga com a vantagem de atuar pelo empate no placar agregado.
Além de se beneficiar com o regulamento, a equipe rubro-negra leva melhor ainda no retrospecto, pois não foi derrotado pelo alvirrubro nos dois clássicos da primeira fase – vencendo o primeiro e empatando o segundo.
Náutico x Sport (Foto: Aldo Carneiro)Último duelo entre Náutico e Sport foi bastante pegado e acabou no empate sem gols (Foto: Aldo Carneiro)
Náutico busca da primeira vitória contra o rival
Para a primeira vitória contra o rival no ano, o Náutico terá que superar uma série de problemas. Entre eles, a falta do elenco por parte do técnico Alexandre Gallo, que chegou ao clube na última quinta-feira. Além disso, a dispensa do meio-campo Eduardo Ramos acabou trazendo um clima de intranquilidade para os Aflitos. Com isso, caberá a Ramon a responsabilidade de armar as jogadas do clube. O grande problema é que o atleta ainda não está na condição física ideal.
 Buscando uma forma de amenizar os problemas, o treinador alvirrubro preferiu treinar com portões fechados e, mesmo sem conhecer bem o elenco, resolveu não definir a escalação da equipe que entrara em campo. A boa notícia fica por conta da volta do volante Souza, que está totalmente recuperado da lesão no tornozelo.
Para o jogador, o Náutico terá que atacar o Sport desde o início da partida, para reverter a vantagem que o rubro-negro possui.
- Clássico se decide do detalhe, mas temos que atacá-los já no início do jogo. Até porque estamos em nossa casa e temos que construir um placar para os segundo jogo. Mas não podemos nos desesperar.
Quem também ganhou condições de jogo foi o lateral-esquerdo Jefferson, que volta a equipe após ser poupado da partida contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil. Para o jogador, o Timbu deve atacar o adversário, mas não pode descuidar da marcação.
- Estou bem fisicamente e pronto para o jogo. Será uma partida muito complicada, mas temos que atacar o Sport, para conseguir construir um bom placar. Porém, não podemos descuidar da marcação, pois podemos ser surpreendidos.
Sport não pensa no regulamento e quer vitória
No Sport, o técnico Mazola Júnior até tentou seguir a estratégia do rival Alexandre Gallo, mas não conseguiu fazer muito mistério. Por conta dos inúmeros prédios que cercam a Ilha, o treino secreto acabou vazando para a imprensa, deixando entender que o Leão vai atuar com a mesma formação da vitória sobre o Santa Cruz, na rodada passada.
 Com isso, o 3-5-2 continua sendo o desenho tático da equipe, com Edcarlos, Bruno Aguiar e Tobi na defesa. O ataque será formado por Jheimy e Jael, mas Jheimy fará o papel do antigo titular Willians, machucado, atuando mais recuado e alternando com o meia Marcelinho Paraíba.
Ainda sem conhecer o estilo de Gallo, que fará sua estreia, o treinador leonino testou algumas hipóteses de jogo variando para o 4-4-2, caso o Náutico entre com três atacantes. Para isso, na lateral-esquerda, Julinho entrou no lugar de Renê, enquanto o volante Rivaldo tomou a vaga de Jheimy, formando o meio com quatro jogadores, junto ao remanejado Moacir como volante.
- Um dos meus auxiliares já trabalhou com Gallo e me passou algumas dicas dele. Também andei assistindo as finais de 2007, quando ele comandava o Náutico. Estou analisando o estilo dele. Espero que possamos fazer um bom jogo - revelou Mazola.
Mazola Júnior ainda fez questão de deixa o favoritismo de lado, por conta do melhor retrospecto na primeira fase da competição.
- É outro campeonato, uma situação à parte, onde o emocional pesa. Temos certeza que a dificuldade será muito grande, pois é mais difícil chegar na final do que se classificar para segunda fase, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário